A foliculite é uma inflamação do folículo piloso, ou seja, uma inflamação na raiz do pelo. O problema causa incômodo não só pela estética, que deixa o local afet semelhante à acne, mas por vir acompanhado de coceira, dor e bolas de pus. Essa inflamação pode ser causada por bactérias, virus ou fungos, sendo as bactérias Staphylococcus aureus e Pserudomonas aeruginosa mais comuns.

A partir daí muitas dúvidas surgem para depiladores e clientes a respeito da foliculite. Por que será que ela é tão comum após a depilação?

A depilação causa foliculite quando há micro lesões na raiz do pelo. Essas lesões, apesar de minúsculas, servem como porta de entrada para a proliferaçã microrganismos causadores do problema

Por ser uma inflamação do folículo piloso, todas as áreas da pele que possuem pelos estão sujeitas ao problema, inclusive o couro cabeludo, entretanto, a mais comum na virilha, costas, nádegas e axilas.

Para evitar o problema pós depilação, os clientes devem ser orientados a usar roupas leves, que não causem atrito na pele, e a hidratar-se bem. Já o profis minimizar o problema fazendo uma minuciosa higienização das mãos e materiais utilizados e investir em produtos menos agressivos, que não causem ess lesões na pele durante o processo.

E importante ressaltar que a foliculite, apesar de comum, é um problema de pele que merece atenção, pois pode evoluir para casos mais profundos. Mant bons hábitos de higiene, seja cliente ou profissional, e busque orientação médica